Scroll with your mouse or arrow keys to see more!

Okay

Encontro anual da EFHCO
em Genebra

De 23 a 25 de setembro tive o prazer de estar no encontro anual da EFHCO ( European Federation of Healthcare Clown Organizations) em Genebra. Lá, junto com outros membros do HCRIN ( Heatlhcare Clowning Research International Network), ministramos oficina para outros pesquisadores ligados a organizações da federação sobre como desenvolver pesquisa nesta área.

Ética da Alegria
No Contexto Hospitalar

Em Ética da Alegria, a psicóloga Morgana Masetti apresenta sua visão sobre qualidade das relações estabelecidas no ambiente hospitalar, ressaltando questões referentes à técnica, hierarquização, distanciamento das relações e mercantilização da medicina. Em sua proposição, a autora aponta caminhos possíveis para o estabelecimento de relações de qualidade com pacientes hospitalizados.

Um pedaço de Vida
Tese do Doutorado

Um pedaço da minha vida está online. Ele se chama tese. Fui olhar o significado para entender onde a escrita deste trabalho se encaixava. Encontrei palavras que significaram este percurso: afirmação, proposição, trabalho a ser defendido. A tese Ética do Encontro, defendida em dezembro de 2018, é, antes de tudo, a afirmação da vida através dos encontros. Nesta última pesquisa…

Vozes
Narrativas de Saúde

O Projeto Vozes é um espaço para você deixar o relato sobre sua experiência relacionada a algum episódio de doença, hospitalização, recuperação. Um espaço para contar sobre suas descobertas, aprendizados, relação com profissionais de saúde, importância da família ou outro tema ligado a esta etapa de vida. A memória não é um órgão de mera recomposição dos fatos, com o…

Iniciando uma nova pesquisa

Iniciando uma nova pesquisa. Desta vez com fundadores de organizações de palhaços que atuam com setores de saúde ao redor do mundo. Em entrevistas semi estruturadas gravadas via zoom, conversei com 15 fundadores de 11 países para compreender melhor as etapas de desenvolvimento de suas organizações, erros e acertos, momentos cruciais, superações, visão de futuro, influência da atuação dos artistas…

Projeto Vozes: De volta ao formato inicial

De volta ao formato inicial, iremos reabrir o microfone do Projeto Vozes para que pessoas que passaram por situação de doença e se recuperaram, contem suas trajetórias e percepções deste processo. Paralelamente, continuamos com as preciosas narrativas de profissionais de saúde que atuaram na linha de frente da pandemia. Somando essas vivências a gente vai formatando um conhecimento que não…

Sentir é pensar sem ideias e por isso é compreender.” Fernando Pessoa
“Uma vida é curta para mais de um sonho.” Leminski
Deixei uma ave me amanhecer. "Manoel de Barros"

Quem Sou

home_quemsou_Eticadoencontro

 

Olá, eu sou Morgana Masetti,
graduada em psicologia, doutora em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com formação em psicologia hospitalar pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Atuei no serviço de psicologia do Instituto do Coração na preparação de pacientes para cirurgia. Desenvolvi projetos de saúde para executivos junto ao Departamento de Saúde das indústrias Unilever. Como membro da equipe de ergonomia da Fundação Vanzolini da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, prestei serviços a empresas como Credicard e Banco Itaú em intervenções sobre LER (lesões por esforços repetitivos).

Presto consultoria à hospitais, dentre eles o hospital Nossa Senhora de Lourdes, auxiliando a formação de profissionais e concepção da visão de saúde de seu novo hospital materno infantil, o Hospital da Criança.

Sou cofundadora da Organização Doutores da Alegria (1993). Desenvolvi pesquisa sobre os efeitos da atuação dos palhaços dos Doutores da Alegria nos hospitais, onde os resultados estão publicados nos livros Soluções de Palhaços – transformações na realidade hospitalar (1998 – Editora Palas Athena) e Boas Misturas – a ética da alegria no contexto hospitalar (2003- Editora Palas Atena, adaptação de sua dissertação de mestrado intitulada Boas Misturas: possibilidades de modificações da prática do profissional de saúde a partir do contato com os Doutores da Alegria – PUC 2001).

Defendi doutorado com a tese Ética do Encontro (PUC 2018) e ministro aulas e cursos para estudantes e profissionais de medicina e outras áreas da saúde.

Sou vice-presidente do H-CRIN (Healtcare Clown Research International Network) e criadora do Projeto Vozes (https://www.morganamasetti.com/pacientes/) que recolhe e gera conhecimento sobre desenvolvimento de saúde a partir das narrativas de pessoas que contam sobre seus processos de adoecimento e recuperação. Criadora junto com Carla Vergara da iniciativa “Queremos ouvir tua voz” que registra depoimentos de profissionais de saúde que atuaram na linha de frente do atendimento a pacientes com covid 19.