Scroll with your mouse or arrow keys to see more!

Okay

Encontro anual da EFHCO
em Genebra

De 23 a 25 de setembro tive o prazer de estar no encontro anual da EFHCO ( European Federation of Healthcare Clown Organizations) em Genebra. Lá, junto com outros membros do HCRIN ( Heatlhcare Clowning Research International Network), ministramos oficina para outros pesquisadores ligados a organizações da federação sobre como desenvolver pesquisa nesta área.

Ética da Alegria
No Contexto Hospitalar

Em Ética da Alegria, a psicóloga Morgana Masetti apresenta sua visão sobre qualidade das relações estabelecidas no ambiente hospitalar, ressaltando questões referentes à técnica, hierarquização, distanciamento das relações e mercantilização da medicina. Em sua proposição, a autora aponta caminhos possíveis para o estabelecimento de relações de qualidade com pacientes hospitalizados.

Um pedaço de Vida
Tese do Doutorado

Um pedaço da minha vida está online. Ele se chama tese. Fui olhar o significado para entender onde a escrita deste trabalho se encaixava. Encontrei palavras que significaram este percurso: afirmação, proposição, trabalho a ser defendido. A tese Ética do Encontro, defendida em dezembro de 2018, é, antes de tudo, a afirmação da vida através dos encontros. Nesta última pesquisa…

Vozes
Narrativas de Saúde

O Projeto Vozes é um espaço para você deixar o relato sobre sua experiência relacionada a algum episódio de doença, hospitalização, recuperação. Um espaço para contar sobre suas descobertas, aprendizados, relação com profissionais de saúde, importância da família ou outro tema ligado a esta etapa de vida. A memória não é um órgão de mera recomposição dos fatos, com o…

Trecho 3 TEDx Morgana

Essa é uma parte da minha participação no TEDxUFRJ, onde contei minha trajetória profissional e as experiências que me fizeram mergulhar em pesquisas a fim de entender as relações construídas nos ambientes hospitalares e como a qualidade delas pode contribuir para o que chamo de “saúde contemporânea”. Atualmente me dedico a uma nova fase de pesquisa, entrevistando fundadores de organizações…

Trecho 2 TEDx Morgana

Me debrucei sobre a questão do humor dentro dos hospitais durante meu mestrado e os Doutores da Alegria foram ponto de partida preponderante. Comecei estudando a questão do humor na saúde, mas com a observação da atuação dos artistas nos hospitais percebi que o trabalho deles ia muito além disso. Até que me deparei com reflexões do Espinoza sobre alegria,…

Sentir é pensar sem ideias e por isso é compreender.” Fernando Pessoa
“Uma vida é curta para mais de um sonho.” Leminski
Deixei uma ave me amanhecer. "Manoel de Barros"

Pacientes – Vozes





Como instauramos uma oportunidade narrativa para que possam aparecer múltiplas linguagens que falem sobre os processos de saúde? No terreno por onde transitam os pacientes nos hospitais, seus quartos repletos de aparelhagens e tecnologias guardam silenciosas experiências. Em geral, o que for narrado pelo paciente, terá um lugar de registro cientifico que se rearticulará dentro de um plano de expressão médico organizado.

Sussurros de vida tornam-se diagnósticos de depressão, síndrome do pânico e tantos outros que, agora, codificados se inserem em um tempo relativo à lógica operativa da medicina, minimizando a perspectiva do corpo como um mapa de mundo e fazendo-o responder á uma linha de conduta operativa da doença: consultas, exames, diagnósticos prescrições e medicações.

Então, como devolver para a cena dos espaços de saúde a força das narrativas de pacientes? Como fazer para que essas narrativas possam adentrar um plano de expressão que alimente a prática médica em seu princípio fundamental de cura? Como propiciar espaços para que pacientes e profissionais possam viver o campo relacional como um lugar de potência para cultivar saúde? Habitar o outro e a si mesmo através de histórias de vida, esta é a proposta de Projeto Vozes.

O Projeto Vozes é um espaço para você deixar o relato sobre sua experiência relacionada a algum episódio de doença, hospitalização, recuperação. Um espaço para contar sobre suas descobertas, aprendizados, relação com profissionais de saúde, importância da família ou outro tema ligado a esta etapa de vida.

A memória não é um órgão de mera recomposição dos fatos, com o qual pretendemos fixar o que já passou. Na memória, o passado se modifica constantemente.

É um processo progressivo, vivo, narrativo que se difere do armazenamento de dados. Cada relato ensina a outros o que se pensa e leva a aprender com outros o que é pensado. Essa simplicidade é sua verdadeira força.

Acreditamos que compartilhando estes temas estaremos estimulando descobertas sobre como desenvolver saúde, estaremos colaborando com outras pessoas que estejam atravessando momentos similares e poderemos inspirar o aprendizado de profissionais de saúde sobre a arte do encontro com o paciente.


Aqui estão algumas dicas para você enviar seu vídeo e sua VOZ, com a narrativa da sua experiência. Muita coisa aconteceu durante todo esse processo de recuperação, não é mesmo? Conte sua história: como tudo aconteceu, sua relação com os profissionais de saúde, o papel da sua família e amigos, os aprendizados e transformações no seu modo de viver, momentos marcantes, o que o fortaleceu, e tudo mais que estiver vivo na sua cabeça. Mas, acima de tudo, sinta-se à vontade e bem- vinda(o). Juntos estaremos oferecendo este rico conteúdo – que não consta nos livros de medicina – como fonte de conhecimento para promover a “ética do encontro” entre profissionais de saúde e pacientes.